Ethos Humano e mundo contemporâneo
Sandra Patrício, coordenação/organização
2019 - 1ª edição
Chamada para profissionais da área PSI para publicação de artigos:

A editora BARACOA, através da Série: Reflexões Contemporâneas, que tem como objetivo publicar coletâneas de artigos científicos sob a organização de um ou mais especialistas na área, CONVIDA interessados em participar de mais uma de suas importantes produções científicas.
Pandemia: o colapso da normalidade e as novas formas de sobrevivência da subjetividade
Para muitos pensadores, a pandemia alterou o curso da história da humanidade e está sendo considerada como a primeira crise humanitária do século XXI. O mundo como conhecemos entrou em um colapso sem precedentes, afetando todos os continentes, submetendo a humanidade a algum tipo de confinamento ou privação. Regiões ricas ou pobres, áreas urbanas ou rurais, o mundo mergulhou numa profunda recessão, onde parcelas enormes da economia global vivenciam paralizações, que reverberam em todo os aspectos da atividade humana, produzindo perturbações traumáticas e conduzindo a humanidade para reflexões e a quebra de paradigmas, propondo um novo arranjo para o século XXI. O colapso global decorrente da pandemia, nos levou a ruptura da normalidade, causando um trauma coletivo, que marca definitivamente a história da segunda fase da pós-modernidade, desencadeando uma grande instabilidade psicológica, sociocultural e econômica de magnitude global, que está desconstruindo o nosso modo de viver, em todas as esferas que conhecemos. Como desdobramento, o sofrimento físico e psicológico experenciado pela população mundial tem levado inúmeros profissionais da área da saúde a exaustão e também a mudarem a sua forma de realizarem seus atendimentos. De que forma o colapso global está reverberando na esfera psicológica da humanidade? Quais as marcas que o confinamento deixará na subjetividade e nas relações humanas? Qual a eficácia do aprendizado a distância e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e dos adolescentes? Qual o impacto da convivência excessiva na relação conjugal e ou familiar imposta pelo confinamento? Quais os impactos psicossociais, causados pelo home office? Quais os impactos psicossociais originados das novas organizações do trabalho e a consequente precarização do mesmo engendrados pela pandemia? Quais os impactos sobre as relações de trabalho e a intersubjetividade no mundo pós pandemia? Quais os impactos na subjetividade originados pelos ideários de negação da ciência, da realidade político-social, impostos ao país neste momento? Quais os impactos sobre a subjetividade com a imposição de fake News a grandes grupos sociais, durante a pandemia através das redes sociais? O objetivo desta coletânea de artigos visa responder ou interpretar algumas destas questões, suas origens, tendência e desconfortos, que retratam as inquietudes trazidas pelo colapso global, tendo como premissa, as ações e os caminhos que serão seguidos pela humanidade, a partir da crise mundial em que vivemos, cuja as respostas e soluções são desenhadas, primeiramente, na psiquê humana, elaboradas nos divãs dos profissionais da área psi.
A edição desta obra será organizada pela Dra. Araceli Albino, doutora em Psicologia pela Universidad Del Salvador (Buenos Aires, Argentina); Pós doutoranda em docência universitária pela IUNIR, Rosário -AR. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba (1982); Pós-graduação em Psicanálise e Linguagem pela PUC-SP; Especializações em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea e em Psicoterapia / Psicodinâmica de adultos pelo Instituto Sedes Sapientiae -SP. Ex Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo, atualmente Vice-Presidente. Psicanalista Didata. Atendimento Clínico Psicanalítico individual e em grupo desde 1988. Idealizadora da Clínica Social: "Ana Joaquina" do SINPESP. Coordenadora do Curso de Psicanálise do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas-NPP. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise da Faculdade Einstein - FACEI. Coordenadora do Grupo Vida que atende pacientes com estrutura psicótica em clínica psicanalítica individual e em grupo. Autora dos livros: Encontros e Desencontros na Clínica das Psicoses, autora de diversos artigos e palestrante Nacional e Internacional e Neurose Obsessiva a Máscara da Morte.
-
Revisão dos OriginaisAntes do envio do texto verificar se as normas editoriais abaixo descritas foram atendidas em todos os seus detalhes.
-
Encaminhamento dos originaisO autor deverá encaminhar à Editora Baracoa, através do e-mail atendimento@baracoa.com.br o material para avaliação.
-
Apresentação dos originaisTodo material enviado para avaliação deverá ser salvo na extensão .docx (Word) e seguir as normas da ABNT. Os originais devem conter Resumo/Abstract, seguido de três palavras-chave. Só serão aceitos trabalhos redigidos em português, originais, inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outro livro ou em outras formas de publicações, sejam elas eletrônicas ou impressas.
-
ArtigoO artigo deverá ter no máximo 35.000 caracteres, incluído referências bibliográficas e notas. -Resumo e abstract deverão ter no máximo 1.200 caracteres cada. -Biografia e dados para contato com os autores: deverão ter no máximo 500 caracteres cada.
-
ImagensSe o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados com resolução mínima de 300 dpi. Importante: as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto e enviadas como anexo (.jpeg, .png, .tiff).
-
Prazo para submissão do artigoA chamada de artigos para a referida edição estará, impreterivelmente, aberta de 17 de setembro de 2021 a 16 de dezembro de 2021.
-
Escolha dos ArtigosO material recebido será submetido ao Conselho Editorial da Editora Baracoa que elegerá os 10 artigos que farão parte desta edição.
-
ConferênciaOs artigos escolhidos serão diagramados e enviados separadamente para conferência do autor no prazo estipulado pela Editora Baracoa. Na primeira conferencia o autor poderá identificar possíveis falhas e apontá-las para posterior correção. (Não será permitida a inclusão de novos textos/imagens no artigo). Na segunda conferência, autor verificará se os apontamentos identificados por ele na primeira conferência foram corrigidos (também não será permitida a inclusão de novos textos/imagens no artigo).
-
ProjetoA obra conta com projeto editorial e gráfico, revisão dos textos, criação da capa, diagramação, secretária gráfica, confecção de ficha catalográfica (Câmara Brasileira do Livro), inscrição da obra junto a Biblioteca Nacional (ISBN), registro D.O.I (identificação de objeto digital: necessário para anexar a produção no Lattes) e impressão. O Projeto editorial será dividido em duas partes: pré-textual e textual. A parte pré-textual será composta por falsa página de rosto, página de rosto, página de créditos, dedicatória, epígrafe, sumário, apresentação e prefácio. A parte textual será composta por artigos de 10 autores. Cada autor terá uma página de abertura (página ímpar) com a sua foto, mini currículo, endereço, telefones, e-mail (máximo de 500 caracteres) e o seu artigo. Sendo assim, cada autor contará com 12 páginas (duas páginas de apresentação e 10 páginas para o artigo). Cada autor receberá 15 cópias impressas da publicação.
-
PublicaçãoA obra terá o formato fechado 14x21cm, miolo com aproximadamente 210 páginas, off set 75 gramas, impressão 1x1 cor (preto), capa 4x1 cores (especial), cartão 300 gramas, capa com laminação fosca, lombada quadrada, com orelhas. A publicação será inscrita no ISBN e terá ficha catalográfica elaborada pela Câmara Brasileira do Livro. Portanto, além dos autores, os organizadores e coordenadores também serão legalmente creditados.
-
Valores e forma de pagamentoPagamento: R$ 735,00 (setecentos e cincoenta reais). Este valor poderá ser parcelado em até 12 vezes. Sistema Pagseguro.
Depoimentos:


Marcia Martins
Ter o meu artigo selecionado para participar da publicação do livro Diagnóstico dos Males Contemporâneos, foi sem duvida muito especial. Ainda o que me deixou mais encantada foi a atenção e carinho por parte da Baracoa em especial ao Ângelo, sempre estão gentil e atencioso cuidando de todos os detalhes. Gratidão a toda equipe!
Psicanalista

Albangela Ceschin Machado
Foi uma experiência muito gratificante. Eu transcrevi experiências em relação as questões de transtorno de identidade de gênero no discurso psicanalítico. Esse artigo foi fruto de um trabalho de conclusão de curso e da minha experiência institucional com pacientes que estavam buscando entendimento da própria identidade de gênero.
Posso dizer que foi uma experiência tranquila em termos de parceria com editora, muito gratificante colocar o meu conhecimento no papel e possibilitar com que mais pessoas tivessem a oportunidade de trabalhar com questões do conhecimento ou se interessar pelo assunto.
Especialista em casal e família
Psicanalista pelo NPP, casal e família pela UNIFESP e Sexualidade Humana pela FM da USP

Maria Angélica Pithon Fernandes
Ter participado da publicação do meu artigo "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu? Reflexões sobre psicanálise, subjetividade e beleza", pela Editora Baracoa, foi e continua sendo gratificante em todos os sentidos, pois através desta oportunidade, pude trazer alem do consultório, ao público, uma reflexão sobre a construção da subjetividade contemporânea, em particular feminina, onde os padrões estéticos traduz em sofrimento psíquico. Deixo o meu agradecimento a toda equipe da Editora Baracoa, especialmente ao Ângelo pela confiança, além do enriquecimento que a publicação trouxe ao meu trabalho.
Psicanalista

Maria Luiza Baldi Ballon
Caros colegas,
Foi com grande satisfação que tive a oportunidade de participar de 2 projetos, escrevendo um artigo para os livros:
- Entrelaces psicanalíticos – Organizado por Araceli Albino e Marileia C. Rosa
- Diagnóstico dos Males Contemporâneos – Organizado por Paulo Unzer.
Tal participação além de enriquecer meu currículo, me trouxe visibilidade e reconhecimento frente aos meus pares e pacientes.
Psicanalista

Giseli Nunes Pereira
A experiência de contribuir com a formação de uma obra de extrema relevância ao mundo contemporâneo foi de grande satisfação e uma honra fazer parte do caminho da Editora Baracoa na publicação da coletânea "Diagnóstico do Males Contemporâneos". Agradeço especialmente ao analista e amigo Angelo sempre com sua excelência no cuidado e zelo. Meu artigo sobre morte e transitoriedade em meio aos dilemas e escolhas da vida, retratados em obra cinematográfica de Kurosawa é uma excelente reflexão que vem a calhar em tempos pandêmicos e de tantas transformações e ressignificações, individuais e coletivas. Minha imensa gratidão à toda equipe.